9 Livros Política e Sociedade – Livros na Quarentena

Hey kids!

 

Mais uma semana, ou semanas, da quarentena. Para quem já leu os outros artigos sobre livros na quarentena, sabe que os livros sobre política, sejam biografias ou outros, me interessam bastante. Neste caso são livros que fazer uma reflexão sobre a sociedade em que vivemos e eu gosto bastante disso.

 

Aqui ficam algumas sugestões de 9 livros sobre a temática política e sociedade:

  • All That Remains: A Life in Death – Sue Black
  • Como Manter a Sanidade Mental – Philippa Perry
  • Factfulness: Ten reasons we’re wrong about the world – and why things are better than you think – Hans Rosling, Ola Rosling e Anna Rosling Ronnlund
  • Hired: Six Months Undercover in Low-Wage Britain – James Bloodworth
  • Invisible Women: Exposing Data Bias in a World Designed for Men – Caroline Criado-Perez
  • No One Is Too Small to Make A Difference – Greta Thunberg
  • The Mechanism: A Crime Network So Deep it Brought Down a Nation – Vladimir Netto
  • Sapiens: A Brief History of Humankind – Yuval Noah Harari
  • Ten Arguments For Deleting Your Social Media Accounts Right Now – Jaron Lanier

Sapiens de Yuval Noah Harari, que por esta altura já toda gente conhece, é um dos meus favoritos. Fácil de ler e que explica da melhor maneira possível a evolução do ser humano na Terra. É óptimo para desmistificar uma série de preconceitos sem nunca ser aborrecido. Para quem se questiona sobre, o porquê dos Descobrimentos terem tido origem na Europa, o porquê da revolução industrial, o porquê de existirem religiões ou ainda como se deu o desenvolvimento cognitivo do ser humano, este é um óptimo livro.

 

Outro dos meus favoritos é o livro Ten Arguments For Deleting Your Social Media Accounts Right Now, de Jaron Lanier, que trabalha para o Linkedin. Não, não o fiz depois de ler o livro, no entanto levanta questões muito interessantes quanto ao uso das redes sociais (não é porém um livro de auto-ajuda) e ajuda a explicar o funcionamento da máquina por detrás das grandes empresas. O livro advoga até que estas deveriam pagar aos utilizadores pelo seu uso – visto que estas só existem pelos conteúdos produzidos pelos mesmos. Impérios de milhares de milhões que não partilham nada com os utilizadores das mesmas.

 

Por cá, continuaremos a trabalhar a partir de casa e em isolamento social por mais umas semanas. Enquanto isso, iremos partilhar por aqui todas as dicas de livros para ajudar no entretenimento nesta quarentena.

 

Ta-ta,

 

Nuno (e Tiago)