Hey kids!
Voltamos a falar da Costa Rica e desta vez sobre um lugar especial! O nosso lugar preferido na Costa Rica foi sem dúvida Santa Teresa. Relaxado e com algumas das paisagens mais bonitas! Um lugar que até meados dos anos 90 não tinha electricidade, onde a comida é maravilhosa, as pessoas têm uma vida mais longa (uma das poucas zonas azuis no mundo) e as paisagens são <3.
Pura Vida na Costa Rica – Santa Teresa
Santa Teresa fica no extremo sul da Península de Nicoya e é de difícil acesso. O aquatáxi nos levou de Playa Jaco e depois foi uma viagem tumultuosa por terra até Santa Teresa – que valeu muito a pena, para descobrir o paraíso. Santa Teresa é muito quente e fica rodeado de florestas secas ❤
Depois de ir a Santa Teresa (um paraíso que se assemelha a Bali, sem a confusão), já não queríamos voltar à vida normal em Brighton. Santa Teresa é um óptimo ponto de partida para conhecer a Península de Nicoya, Isla Tortuga, visitar o parque Reserva Cabo Blanco e desfrutar de dias relaxados depois de uma sessão yoga.
Santa Teresa é apenas uma estrada em terra, com cafés e restaurantes espectaculares que rivalizam com Londres e muitos surfistas. A palavra-chave é RELAXAR.
Santa Teresa – O Que Fazer?
Há muita e pouca coisa para se fazer em Santa Teresa (além de yoga e surf – que é basicamente o que toda gente lá faz!). O nosso estado variava entre um dia relaxado e outro de aventura. Um dia de descanso numa praia quase deserta e outro de nadar com tubarões.
A Isla Tortuga, foi um dos pontos altos! Uma ilha deserta onde é possível ver baleias e golfinhos durante o percurso de barco. Foi aqui que fizemos snorkeling e nadamos com tubarões bebé, que vimos peixes balão (o famoso baiacu) e polvos, e até cobras marinhas – que só descobrimos que são altamente venenosas depois. Foi também aqui que vimos algumas da paisagens mais bonitas.
Enquanto em Santa Teresa visitamos também a Reserva Cabo Blanco – o Primeiro Parque Nacional da Costa Rica e uma floresta seca (ao contrário de Manuel Antonio). Além de Montezuma, um pequeno lugar, a cerca de uma hora de Santa Teresa, com águas calmas para nadar.
Aproveitamos também para recarregar as energias no nosso lounge favorito – Banana Beach, com comida deliciosa, sossegado e com o pôr-do-sol mais bonito.
O melhor de Santa Teresa é mesmo relaxar.
Santa Teresa – Onde Ficar Hospedado?
Este foi o melhor hotel da nossa estadia – Otro Lado Lodge. Reservado, apenas alguns quartos, pequeno-almoço delicioso e piscina para refrescar no calor. Os colaboradores mais simpáticos de sempre e uma decoração super bonita. Já queremos voltar, ficar na rede a ler um livro e a aproveitar a piscina.
Santa Teresa – Onde Comer e Tomar Café?
Santa Teresa tem os espaços mais bonitos do MUNDO!! Inspirados em várias conceitos e design – são fantásticos e dão 30 a 0 a Brighton.
Alguns dos nossos favoritos:
- The Bakery
- Banana Beach
- Burger Rancho
- Tomato
- Olam Pure Food
- Zwart
- Bali Beach Deli
- Earth Café
Entre tantos outros!
Santa Teresa – Dicas
- Levar dinheiro no bolso – Existem apenas dois locais para levantar dinheiro em Santa Teresa, por isso é melhor levar algum já;
- Levar repelente. Como em toda a Costa Rica, o repelente é um bem essencial e por isso caro (e nem sempre de qualidade);
- Existem apenas dois supermercados mas têm tudo o que é necessário;
- A melhor forma de circular na zona é a bicicleta – menos poluente e económica;
- Se quiserem ter aulas de Yoga, um óptimo local é a Cecília do Otro Lado Lodge;
- A melhor zona, das que estivemos da Costa Rica, para descansar. É também das mais caras;
- A forma de regressar é de ferryboat para San José. Demora quase 6 horas de um ponto ao outro mas vale bem o esforço.
Santa Teresa foi o nosso destino favorito na Costa Rica. No próximo artigo – San José!
Ta-ta,
Nuno e Tiago