Livros Favoritos de 2022

Hey, kids!

Será que voltamos ao blogue com regularidade? Não garantimos, mas vamos tentar. Além disso, será que ainda vamos a tempo de partilhar os livros favoritos de 2022? Ou melhor… os livros preferidos do Nuno do ano passado? Alguns são dos mais bonitos livros lidos até hoje. Favoritos de 2022 e da vida ❤

1º Pessoa – Uma Biografia, Richard Zenith

Sem dúvida o livro mais interessante do ano! Faz com que ler Fernando Pessoa ou Pêssoa seja mais bonito e mais fácil. São mais de 1100 páginas e nunca se torna aborrecido. Sendo Fernando Pessoa um dos mais prolíficos escritores fica bem mais fácil entender as suas motivações e as suas obras. Desde o Livro do Desassossego a todas as suas experiências – desde a Coca-Cola às empresas falidas – a biografia cobre todas as fases da sua vida. Um livro que me fez companhia durante bastantes semanas enquanto recuperava do calcanhar partido.

Fico também a perceber que sou mais parecido com Fernando Pessoa do que previa e que quando tiver um cão chamar-lhe-ei Orpheu!

2º Se Esta Rua Falasse, James Baldwin

No seguimento de ‘O Quarto de Giovanni’ outro livro com demasiado impacto. Não é só uma escrita bonita e fluida, são histórias de amor que deixam marca. Como pano de fundo, que como já seria de esperar, o racismo e todas as formas de discriminação.

3º O Clube do Crime das Quintas-Feiras, Richard Osman

Como uma história tão simples pode ser tão empolgante? Uma morte, um lar de idosos e um mistério por resolver. É acima de tudo hilariante. Além de que tenho ainda um carinho especial pois muitas das cenas têm lugar em Brighton ❤

4º O Avesso da Pele, Jeferson Tenório

Como descrever um livro que retrata o racismo no Brasil? A realidade é devastadora. Assim como tudo o que as personagens do livro experenciam. Essa que é realidade de uma grande parte da população brasileira.

5º Canção Doce, Leïla Slimani

Um livro que me foi oferecido mas do qual nada sabia e não sabia o que esperar. Não tinha lido a sinopse e desconhecia tudo o que livro pudesse conter. Exceptuando o facto que adoro a escrita da Leïla Slimani. É um thriller de terror, amor e obsessão. É o retrato da profunda disparidade social e baseado numa história real. A história começa pelo fim: a morte de uma criança. É muito bom e tão avassalador que se lê num instante.

6º Esteiros, Soeiro Pereira Gomes

Um livro oferecido pela minha mãe dos quais recorda boas e tristes memórias. As personanges são tão interessantes e retratam um momento muito importante (e sofrido) da história portuguesa. É uma história de ficção mas poderia ser a história de muitas famílias de sonhos destruidos pelo Estado Novo.

7º A Amiga Genial, Elena Ferrante

Já tanto foi dito sobre a tetralogia e resta a questão – quem é Elena Ferrante? 🙂 A história de Lenú e Lila em Nápoles é uma caracterização realista e cruel. É o retrato do modo de viver das pessoas do sul de Itália e muitas vezes doloroso. A narrativa de uma amizade provável, trágica e desoladora. Fácil de permancer agarrado à história e uma grande vontade de conhecer Nápoles.

8º Vamos Comprar um Poeta, Afonso Cruz

Está nesta posição mas poderia estar aqui qualquer outro livro do Afonso Cruz! São sempre os meus livros favoritos (li três livros do Afonso Cruz em 2022). Um livro bonito, pequeno e muito interessante sobre a cultura.

Tenho milhas a percorrer antes de dormir

9º A Culpa é das Estrelas, John Green

Um livro triste e bonito sobre o cancro. É uma história de ficção mas não é leve pois dá para rever outras pessoas e a nossa própria história no decorrer das páginas. Contudo, não deixa de ser uma história de amor e bonita entre as personagens que enfrentam o cancro.

Bónus: História do Novo Nome, Elena Ferrante

Apesar de só agora, já no final do primeiro trismeste do corrente ano, ainda vamos a tempo pois já estou a ler algumas das continuações dos livros de 2022 🙂 Ah, e sei que a lista de 2023 será igualmente interessante. Dos livros lidos até agora, 3 são tão bonitos que é impossível deixar de pensar nas suas histórias e enredos.

Ta-ta,

Nuno (e Tiago)