6 Livros Mulheres e Desigualdades – Livros na Quarentena

Hey kids!

 

Mais umas sugestões da quarentena. Continuamos em auto-isolamento e distanciamento social. O máximo é passar pelo parque a caminho do supermercado. Pelo menos o bom tempo e com a chegada da primavera, sempre dá outro ânimo! 🙂

Já por aqui partilhei, 9 livros sobre Crime e Mistério e 7 Livros de temática Gay.

 

A partilha desta semana recai sobre outro assunto que muito me interessa: mulheres e as desigualdades sociais. É chocante que há tantas disparidades, independentemente do país, e que em todos as mulheres sejam uma minoria. Cada vez mais me interessa perceber os seu percursos e as suas lutas, da Coreia do Sul ao Reino Unido, de Marrocos às refugiadas deste Mundo. Alguns livros são ficção inspirada na realidade e outros são relatos emocionantes das suas vidas. Outros ainda, são um compilado de dados, que mostra a dimensão da desigualdade.

 

Aqui ficam algumas sugestões de livros sobre a temática mulheres e desigualdades sociais:

  • Girl, Woman, Other – Bernardine Evaristo
  • Invisible Women: Exposing Data Bias in a World Designed for Men – Caroline Criado-Perez
  • Kim Jiyoung, Born 1982 – Cho Nam-Joo
  • Nós Somos Refugiadas: A minha jornada e as histórias de raparigas refugiadas em todo o mundo – Malala Yousafzai e Liz Welch
  • Sex and Lies – Leila Slimani
  • The Five: The Untold Lives of the Women Killed by Jack the Ripper – Hallie Rubenhold

 

6 Livros Mulheres e DesigualdadesO que mais me incomodou (sim, infelizmente, incomodo é a palavra correcta!) foi o livros Nós Somos Refugiadas de Malala (Prémio Nobel da Paz) e a sua fundação. O relato das histórias das refugiadas em África, América Latina ou Ásia, das suas bravuras, das suas perdas e das suas conquistas. Li este livro numa praia paradisíaca na Costa Rica, em apenas algumas horas e não conseguia parar de chorar (ou parar de ler). Demonstra bem aquilo que são as suas vidas e o porquê de as mulheres continuam a ser consideradas uma minoria.

Outro livro do mesmo estilo, é Sex and Lies de Laila Slimani, que relata as vidas sexuais das mulheres Marroquinas (e do Magrebe!), que é bastante diferente do acima mencionado pela temática e em tudo similar.

 

Desta livro, outro livro que gostaria de destacar é o imperdível Kim Jyoung, Born 1982 de Cho Nam-Joo, que deu também origem a um filme.

Baseado nas vivências da autora, relata a realidade das mulheres Coreanas. Os direitos que não têm e os deveres que são muitos. Uma sociedade camuflada em que aparentemente parece tudo bem mas que na prática as mulheres simplesmente não têm os mesmos acessos. Á educação, aos empregos, ás escolhas, ás possibilidades, sejam quais forem. Tudo fundamentando com estatísticas.

O livro provocou um grande debate, sobre os privilégios dos homens e as desigualdades das mulheres, aquando do seu lançamento na Coreia do Sul em 2016 e é ainda possível fazer um contra-ponto com muitos outros países.

 

Espero que continuem a seguir todas as recomendações de segurança desse lado e que estejam todos bem. Por aqui continuarei a partilhar livros. Na próxima serão biografias, um dos meus géneros favoritos.

 

Ta-ta,

 

Nuno (e Tiago)