Hey Kids!
Esta quarentena temos lavado a loiça cozinhado imeeeenso por estes lados! No entanto, não temos partilhado fotos das pilhas de loiça na banca que se amontoam ao final de cada refeição receitas por aqui. A ver se lavamos menos loiça partilhamos mais receitas!
Desta vez fomos até Cuba – visto que estamos impossibilitados de ir fisicamente (bem que gostaríamos!). Como o livro ‘Cuba: The Cookbook‘, que são mais de 400 páginas de receitas deliciosas, fomos passear até à maior ilha das Caraíbas! Ai ai, tropical!!! Resolvemos experimentar um doce de batata-doce (que bem poderia ser de abóbora, se a receita fosse portuguesa!) e coco, ou melhor, malarrabia con coco (em Espanhol). Tinha um aspecto delicioso no livro mas é ainda melhor do que o esperado! Em dias quentes, servida bem fria, yummy!!! Foi assim que devorámos esta sobremesa!


Receita de Doce de Batata-doce e Coco
Serve 4 | 35 minutos
Esta receita é dividida em 3 partes:
- Preparar o xarope de açúcar
- Preparar o creme de coco
- Preparar o doce de batata-doce e coco
Visto que não temos alguns ingredientes, tivemos que fazer algumas alterações originais. Assim sendo, a receita foi alterada!
Ingredientes para o Xarope de Açúcar
- 200 g açúcar
- 120 ml água
Levar o açúcar e água numa panela a lume forte durante 5 minutos até dissolver. Findo os 5 minutos, retirar do lume e reservar.
Ingredientes para o Creme de Coco
- 160 g açúcar
- 1 pau de canela
- 240 ml leite de coco
Levar o açúcar, pau de canela e o leite de coco a lume forte durante 5-7 minutos, ir mexendo sempre até dissolver e estar consistente. Findo o tempo, retirar do lume e reservar.
Ingredientes para o Doce de Batata-doce e Coco
- 800 g batata-doce sem casca e finamente cortada
- água fria para cobrir
- 240 ml de xarope de açúcar
- 240 ml de creme de coco
- 3 paus de canela
Colocar as batatas doces em uma panela e adicionar água fria até cobrir. Cozinhar, coberto, em lume médio durante 10 minutos até estar relativamente mole. Findos os 10 minutos, adicionar o xarope de açúcar, o doce de coco e paus de canela. Continuar a cozinhar as batatas doces em lume médio até amolecer e ficar cremoso. No final, esmagar com um esmagador de batata para deixar bastante cremoso.
Deixar arrefecer e depois deixar no frigorífico por 2 horas – para servir bem frio.
A sugestão do livro: servir bem frio com queijo creme e uma pitada de canela. Se quiserem ser mais ousados, adicionar umas folhas de hortelã – fica um contraste delicioso.
Achamos que substituindo o queijo creme por requeijão deve ser ainda melhor!!!
Bom apetite!
Ta-ta,
Nuno e Tiago