Rumo a Sul: Marrakech (Parte II de II)

Hey kids,

 

Estamos de volta a Marrakech!!!! 🙂

 

A maior surpresa de Marrakech foi a culinária. De um lugar com tantas especiarias, com tantos estímulos, situado no Mediterrâneo, seria de esperar uma culinária bastante diversificada. Surpresa, surpresa, não é o caso!

 

Pelo tanto que conseguimos perceber, os Marroquinos não têm por hábito fazer refeições fora de casa, daí que seja raro ver locais (especialmente na Medina) em restaurantes! Grande parte dos locais são para os locais mais aventurados ou turistas. Daí que um dos melhores sítios para se comer sejam as Riads!

 

Rumo a Sul: Marrakech – Onde Comer?

Guia de Marrakech-312Ainda assim, foi possível descobrir bons lugares para se comer, que servem comida tipicamente Marroquina e deliciamo-nos com a culinária Marroquina.

 

Entre os pratos mais típicos encontram-se a tagine, a tangia e o couscous. O único que não gostamos muito foi o couscous (um pouco simples de mais para o nosso gosto, com apenas legumes cozidos). Já a tagine é deliciosa apesar de ser um prato quente, para ser comida com 40 graus. No entanto, ao final de 6 dias já ninguém aguentava comer tagine!!! 🙂

 

A melhor que comemos foi na nossa Riad – Ryad Dar Ganou (podem ler aqui no artigo anterior) e no Le Jardin!

O Le Jardin é lindo, relaxado, acessível (para padrões Europeus) e um oásis no meio da Medina! Provavelmente o melhor restaurante que fomos. Não temos fotos pois fomos ao jantar 🙂

 

Outro dos lugares bons, não só para comer (mais abaixo!) do mesmo grupo do Le Jardin e que fica numa das mais bonitas praças da Medina é o Café Des Épices. Uma vista maravilhosa sobre a Medina com as montanhas ao fundo e uma deliciosa salada grega (acompanhada com chá de hortelã), quando já não conseguíamos comer mais tagine.

Experimentamos outros lugares envolventes à Djemma El-Fna, como o Café Kessabine – com uma bonita vista para a praça, o Aqua – bonito para ver o pôr-do-sol sobre a praça ou ainda o Max & Jan – descontraído e o rooftop mais bonito de Marrakech!

 

A melhor dica mesmo é, reservar com antecedência, pois há muita procura e poucos lugares e experimentar as Riads.

 

Rumo a Sul: Marrakech – Onde Tomar Café?

Guia de Marrakech-29O café foi outra surpresa! Não uma má experiência (quer dizer, alguns lugares eram maus mesmo!!), mas foi possível experimentar cafés diferentes – café com especiarias ou café nous-nous.

O melhor foi mesmo do Le Jardin Secret – com os azulejos verdes a marcar o cenário e aquelas cadeiras em ferro tal como no Alentejo! O favorito!!!

O café com especiarias pela manhã, no Café Des Épices, com uma vista deslumbrante sobre a Medina foi também outro dos nossos favoritos.

Já falamos do Max & Jan acima, mas o lugar é realmente bonito. Primeiro, queremos já tudo no nosso terraço (nem terraço temos!) e depois o café e a limonada são dos melhores de Marrakech.

Por fim, o Jardin Majorelle. O café nous-nous no final da visita ao jardim – maravilha! Sempre dá para aproveitar mais um bocado do jardim 🙂

Rumo a Sul: Marrakech – Dicas!

Guia de Marrakech_-82Dicas! Porquê dicas? Porque como não investigamos nada antecipadamente, apanhamos algumas surpresas (divertidas por sinal) que nos renderam muitas histórias. Aqui ficam:

 

  • Chá de hortelã – aceitar sempre que é oferecido (é uma afronta não aceitar!);
  • Sumo de laranja – é bom e pode ser bebido sem receio de recorrer ao imodium;
  • Tagine – é um dos pratos mais típicos de Marrakech e bem melhor que couscous;
  • Evitar os conselhos de quem tentar guiar ou ajudar na rua;
  • Evitar a zona das tinturarias (é só esquemas manhosos);
  • Comprar sempre água engarrafada;
  • Não comer em público durante o Ramadão;
  • Zona do Le Jardin Secret – a melhor para compras bem como os souks antes das 11h da manhã;
  • Reservar o transfer para a chegada – sai mais barato;
  • Marroquinos não têm por hábito jantar fora, portanto os restaurantes são normalmente frequentados por estrangeiros a viver em Marrakech ou turistas;
  • Não-muçulmanos não podem entrar nas mesquitas – no entanto podem espreitar :);
  • Levar a mala vazia para trazer muitas coisas de lá (VERDADE!!!).

 

Esta foi mais uma viagem, que nos faz querer explorar o resto de Marrocos e do Magrebe. Pode ser que na próxima seja uma tour de 4L por Marrocos 😀

 

Boas viagens e não se esqueçam de visitar o blogue mapadepapel.com para mais dicas sobre Marrakech e tantos outros lugares!

 

Nuno e Tiago!