Hey, kids!
O fim da viagem aproxima-se (talvez a mais esperada) – a oportunidade de conhecer e explorar uma grande cidade asiática!
Banguecoque é realmente tudo aquilo que estávamos à espera. Caótica e vibrante, repleta de história e ao mesmo tempo muito moderna. Algumas das melhores memórias da Tailândia são de Banguecoque. Começando pelo hotel e com uma escapadela a Ayutthaya.




Depois das aventuras em Phuket, Phi Phi, Ao Nang, Railay e Koh Samui, é tempo de descobrir a maior cidade da Tailândia – Banguecoque (Bangkok ou Krung Thep Maha Nakhon).
Banguecoque – Onde Ficar?

Ficamos apenas 3 noites em Banguecoque – que foi o suficiente para conhecer alguns dos locais mais emblemáticos da cidade. Assim sendo, resolvemos ficar hospedados perto da parte antiga de Banguecoque.
Foi este o melhor hotel da viagem à Tailândia? Talvez! Um oásis no meio de Banguecoque, no distrito de Phra Nakhon, que a pé nos permitiria caminhar e explorar muitos lugares apesar de não termos feito – contudo, quando o calor aperta, táxi é a única opção.






Villa Bangkok – a piscina perfeita para relaxar!! Ah, e comida deliciosa. Dica valiosa: ficar hospedado num hotel com piscina é quase mandatório!
Banguecoque – Onde Comer e Tomar Café?

O que não faltam são lugares a explorar e descobrir nesta cidade. Contudo, deixamos abaixo a lista de alguns dos nossos lugares favoritos em Banguecoque para onde comer e tomar café:
- Olá Thai Tapas – um restaurante mexicano delicioso perto do Palácio Real
- Chinatown – os vendedores ambulantes e o local de eleição para muitos
- Villa Bangkok
- Khaosan – outro local caótico com algumas opções interessantes apesar de bastante turístico
- Food court dos centros comerciais – nomeadamente do “Siam Paragon” ou do “Central Embassy” que é mais sofisticado apesar de ter menos oferta
- PARIS MIKKI – pastelaria deliciosa com diversos locais espalhados por Banguecoque (o do “Central Embassy” tem uma vista bonita)
- Café Velodome – óptimo para o pequeno-almoço e perto do centro histórico
- Gallery Drip Coffee – no Bangkok Art & Culture Centre



Banguecoque – O Que Visitar?
O mais bonito é explorar os dois lados tão diferentes de Banguecoque – o moderno e o antigo. Não faltam locais a serem descobertos. Entre os locais históricos:
- Visitar o Wat Phra Kaew e o Palácio Real – pela manhã bem cedo antes de o calor apertar. No Wat Phra Kaew encontra-se o mais valioso buda de jade que só o Rei pode tocar (um buda quase em miniatura :))
- Visitar também o Wat Pho (templo do Buda reclinado/deitado) e o Wat Traimit
- Descobrir o Golden Mount ao pôr-do-sol








No lado mais moderno de Banguecoque:
- Explorar Chinatown à noite
- Visitar o Lumpini Park – à noite também é bonito
- Descobrir o Bangkok Art & Culture Centre (BACC), lojas e cafés – a visita é gratuita ao edifício e o design e arquitectura do local valem muito a pena
- Tomar café no PARIS MIKKI do Central Embassy e descobrir uma das mais BONITAS livrarias do mundo – Open House Bookshop
- Descobrir os centros comerciais de Siam
- Subir ao topo do King Power Mahanakhon – ao pôr-do-sol as vistas são imbatíveis e tem um deck de observação a 310 metros de altura com piso de vidro. O maior arranha-céus da Tailândia
- Apanhar um tuk-tuk à noite








O essencial é também fazer uma visita a Ayutthaya!
Um Dia em Ayutthaya – O Que Visitar?
Cidade histórica de Ayutthaya é Património Mundial da UNESCO foi a antiga capital do Reino Ayutthaya e de significante importância no Reino de Siam – hoje em dia Tailândia. É um local muito bonito e que é fácil de ser descoberto num dia. Contudo, os elefantes a serem explorados não é algo bonito e bastante cruel.

Há várias formas de chegar a Phra Nakhon Si Ayutthaya, nós escolhemos ir de comboio. Apanhamos o comboio em Krung Thep Aphiwat Central Terminal de manhã bem cedo. É barato, muito barato, e a viagem vale bem a pena pelas vistas.
Descobrimos alguns dos locais mais emblemáticos como:
- Ayutthaya – parque histórico e arqueológico
- Wat Mahathat – antigo templo real
- Wat Ratchaburana – templo budista
- Parque Bueng Phra Ram – com alguns templos budistas espalhados ao redor do lago
- Wat Phra Si Sanphet – o maior e mais grandioso dos templos budistas antes da destruição
- Wihan Phra Mongkhon Bophit – templo moderno situado ao lado de Wat Phra Si Sanphet
- Wat Lokkayasutha – antigo templo budista com um Buda reclinado com mais de 30 metros de comprimento





Outros locais podem ser visitados em Ayutthaya, incluindo o antigo Palácio Real, a vila Portuguesa, a igreja católica de inspiração Francesa, entre muitos outros. Depois da destruição quase na totalidade pelo exército Birmanês (que decapitou e danificou mais de 4000 Budas) o local continua a ser preservado pela sua importância história.
Há um café – Sanoh at Ayutthaya, com vista para o lago, perto do Wat Mahathat, e que é óptimo para descansar.

Banguecoque – Dicas
Algumas dicas numa visita a Banguecoque:
- Ficar hospedado num hotel com piscina se possível (a zona histórica é uma boa zona – menos caótica e com menos poluição que a zona moderna de Sukhumvit)
- Planear os dias com antecedência para garantir entrada nos locais desejados
- Evitar os horários de calor – impossível desfrutar da experiência
- BTS Skytrain e metro são óptimas opções para deslocação dentro da cidade e evitar o
calortrânsito - Usar vestuário adequado na visita a templos – sobretudo no Palácio Real
- Usar tuk-tuk com cuidado e combinar o preço antecipadamente
- Apanhar o comboio até Ayutthaya – comprar o bilhete antecipadamente se possível (nós não conseguimos!)
- Viajar de avião de Phuket, Koh Samui ou Chiang Mai até Banguecoque – o meio de transporte mais fiável e rápido (a Bangkok Airways é muito boa!)


Banguecoque (e Tailândia) foi uma experiência inesquecível e ficamos com vontade de descobrir o resto do sudoeste asiático ❤ Não sabemos quando regressaremos a esta parte do mundo mas esperamos que em breve 🙂
Até à próxima viagem!
Ta-ta,
Nuno e Tiago
