7 Livros Gay – Livros na Quarentena

Hey kids!

 

Outro dia partilhei por aqui 9 livros sobre Crime e Mistério – que estão entre os meus favoritos. Desta vez, enquanto continuamos a trabalhar a partir de casa e em isolamento social, vamos apreciando o pôr-do-sol e lendo livros.

 

Esta semana a partilha são livros com temática Gay. Poderia ser LGBTQI+, no entanto estes livros contam todos histórias de homens e as suas experiências.

 

Aqui ficam algumas sugestões de livros de temática gay:

  • Chama-Me pelo Teu Nome – André Aciman
  • Help – Simon Amstell
  • History of Violence – Édouard Louis
  • Lot – Bryan Washington
  • Para Acabar Con Eddy Bellegueule – Édouard Louis
  • Quien Mato a Mi Padre – Édouard Louis
  • Simon vs. the Homo Sapiens Agenda – Becky Albertalli

7 Livros Gay - Livros na Quarentena

O mais famoso desta lista é sem dúvida o livro Chama-Me pelo Teu Nome de André Aciman – que é também um filme bonito, apesar de o livro ser mais. O que mais gosto no filme são os cenários que me fazem recordar dos dias de férias no Alto Alentejo, quando era uma criança.  No entanto destaco o livro Help de Simon Amstell, porque apesar de o foco do livro não ser uma relação entre duas pessoas do mesmo sexo, são trechos da vida de Simon e as suas experiências como homem gay. Ora sendo ele um comediante, é uma visão divertida sobre assuntos que são recorrentes a muitas pessoas da comunidade LGBTQI+.

 

Outro dos meus favoritos é Quien Mato a Mi Padre de Édouard Louis, o mesmo autor de outros dois livros desta lista – History of Violence (que já abordei aqui anteriormente e Para Acabar Con Eddy Bellegueule, é um livro simples que retrata a relação de Eddy e o seu pai, desde a infância (dos dois) até à vida adulta (de ambos também). Desde os primeiros sinais de que seria homossexual, passando por se aceitar e ser aceite, com todas as influências e traumas que a vida do seu pai teve na sua. É um livro sobre classes, sistema social, pobreza, homofobia, masculinidade e tantos outros tópicos. Curto e muito interessante.

 

E assim seguimos por aqui a ler livros interessante. Espero que desse lado também e sempre com muitas leituras. No próximo artigo continuarei com outra temática que me cativa: mulheres e desigualdades sociais.

 

Ta-ta,

 

Nuno ( e Tiago)