Let’s Talk About.. ‘History of Violence’

O livro History of Violence de Édouard Louis retrata a história de um jovem adulto, a viver em Paris que depois de uma noite de relações sexuais com um outro homem, foi ameaçado de morte com uma arma de fogo, estrangulado e violado.

Este relato incrível – é mais que sobre os acontecimentos que tiveram lugar na véspera de Natal – é uma reflexão sobre a violação, sobretudo a violação masculina – que é tão pouca abordada, sobre o racismo (a vítima é branca e o agressor magrebino) sobre a homofobia, sobre a violência emocional (e física), sobre a vergonha que as vítimas sentem e sobre os comentários que sofrem por parte da sociedade.

É uma reflexão dolorosa sobre a sociedade em que vivemos, numa época de trumps e bolsonaros mas também no mesmo mês que o Nobel foi atribuído aos defensores das vítimas de violação sexual –  Nadia Murad eDenis Mukwege e no mesmo ano em que os Espanhóis saíram às ruas para defender todas a vítimas de violações sexuais (#YoSiTeCreo). Ou ainda, no mesmo ano em que cerca de 5 milhões de Espanhóis se mobilizaram historicamente no dia 8 de Março pela igualdade das mulheres. O #metoo veio para ficar.

Se este assunto vos impacta, tanto quanto a nós, então é uma boa leitura. Difícil por vezes? Sim! Principalmente quando conta os factos ocorridos naquela noite, dá muita angústia mas a parte final ajuda a meditar sobre a sociedade actual.